top of page

São Gegório Nazianzo

pexels-photo-8221750_edited.jpg

A Ortodoxia​

​

Ortodoxia significa "Fé Reta", em perfeita identidade com Nosso Senhor Jesus Cristo e a verdadeira Igreja fundada por Ele, a Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, que conserva desde sua concepção, a pureza da doutrina cristã através da Sagrada Tradição e das Sagradas Escrituras. 

O conjunto de verdades escritas que representam aquilo que devem crer os cristãos estão reunidas na Profissão de Fé Ortodoxa, O Credo Niceno - Constantinopolitano originalmente concebido no ano de 325 D.C no Concílio de Nicéia e 381 D.C. no Concílio de Constantinopla. 

​Essa é sua formula original e reúne os 12 pontos centrais da Fé Ortodoxa:

​

Creio em um só Deus Pai, Onipotente, Criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos: Luz, da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro, gerado e não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e, se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; E subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos;  e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo Senhor Vivificante, e procede do Pai; e que com o Pai e o Filho adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só Batismo para a remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; e a vida do século futuro. Amém.

houghton-ms-typ-1011-saint-basil-drawing

São Basílio Magno

bottom of page